Sistema Viário
Analisando a sobreposição dos dados de hierarquia viária, toponímia e equipamentos existentes no município de Arroio Grande, podemos observar que:
Percebemos a existência dois eixos principais, compostos pela Av. Mauá e a rua Dr. Monteiro, onde se concentra a região comercial.
As vias principais e coletoras se concentram basicamente no bairro centro (sendo esta, a área de mais alto custo do solo) e, nos outros bairros, apenas nos seus limites. Conforme aumenta o afastamento do centro, diminui o grau de hierarquia das vias. O que confirma a centralidade existente nessa área. A classificação quanto à hierarquia viária é determinada pelo fluxo existente na via, que está diretamente ligado a pavimentação. Já o gabarito das ruas não influencia nessa classificação.
Na maioria dos casos, os equipamentos estão localizados próximos às vias principais e coletoras. Apesar de diagnosticado a ausência de alguns equipamentos comunitários em certos bairros da periferia, há uma boa distribuição entre eles.
A partir dessa análise, foi possível propor as seguintes melhorias para a organização do sistema viário:
Curto Prazo
A redistribuição das vias principais e coletoras com a intenção de distribuir melhor o fluxo e qualificá-lo nas conexões bairros/centro, levando em consideração o que foi observado durante as visitas na cidade, além de gerar centralidade pontos da periferia
Assim, localizamos as vias principais na delimitação dos bairros e nas ruas que ligavam extremos da cidade; já as coletoras foram localizadas em trechos estratégicos com a intenção de canalizar o fluxo da periferia para o centro com maior fluidez e funcionalidade.
A Avenida Mauá foi mantida como acesso principal da cidade, já a rua Dr. Monteiro deixou de ser uma via principal. A Rua Severo Feijó foi a escolhida para substituí-la, uma vez que liga extremos da cidade e delimita os bairros por onde passa.
Mantivemos os dois acessos a BR com a intenção de evitar o fluxo de caminhões no acesso principal da cidade, e reforçar a centralidade já existente na área industrial.
A duplicação da ponte que liga a cidade ao bairro Promorar, com a intenção de suportar o trafego de ônibus de coletivo que será sugerido mais adiante.
Longo Prazo
A criação de uma avenida perimetral, capaz de suportar trafego pesado, com a intenção de retirar o trafego de caminhões do interior da cidade.
Prolongamos uma via coletora em paralelo com a BR até a nova perimetral para levar o fluxo de caminhões da área industrial até a perimetral, sem que precisem voltar a BR116.
A criação de uma nova ligação do centro da cidade ao bairro Promorar.
A criação de uma rua coletora próximo a Rua Dr. Monteiro, com intenção de desafogar o fluxo dessa rua e evitar a passagem de transporte coletivo, devido ao caráter histórico existente nessa via.
Uso do solo (equipamentos)
Analisando os buffers gerados com os equipamentos existentes, recomendamos que se acrescentem alguns equipamentos em determinados pontos, que serão listados a seguir.
Escolas
A curto prazo, sugerimos a criação de turmas de ensino infantil em três unidades já existentes nos Bairros Promorar, Silvina Gonçalves e Branco Araujo e a criação de duas novas unidades de ensino infantil e fundamental, sendo umas delas no Bairro Carlos Vasques (próxima a uma escola de ensino médio existente) e outra no Bairro Lauro Ribeiro (que deve ser construída em um terreno com possibilidade de expansão) com a intenção de induzir uma densificação naquela área e uma possível expansão dos limites da cidade.
Em longo prazo, essa unidade criada no Bairro Lauro Ribeiro sofrerá uma ampliação para ensino médio e técnico e será criada uma escola de ensino infantil, médio e técnico no bairro Carlos Vasques, perto dos limites da cidade com o objetivo de induzir que a cidade cresça para aquele lado.
Decidimos propor a criação de uma escola de ensino superior localizada na periferia, com a intenção de capacitação de jovens e adultos de baixa renda, para que estes não precisem deixar a cidade em busca de melhores condições.
Posto Policial
Recomendamos a criação de dois novos pontos de atendimento localizados nos bairros mais distantes da malha urbana da cidade a curto prazo, nos Bairros Promorar e Silvina Gonçalves. A longo prazo, indicamos o deslocamento de um dos pontos localizados na Avenida Mauá para uma área no Centro e a criação de mais um ponto no Bairro Branco Araujo.
Bombeiros
Quanto aos bombeiros, entendemos que este tem uma abrangência regional, porém analisamos que poderia estar localizado mais na parte central da cidade, para que não estivesse tão distante do Bairro Silvina Gonçalves. Embora esteja bastante próximo a área industrial, região mais propicia a incêndios.
Hospital
Como hospitais também tem uma abrangência regional e acreditamos que o Hospital de Arroio Grande está bem localizado, não propusemos nenhuma alteração neste item.
Posto de Saúde
De acordo com a análise, recomendamos a criação de apenas mais um posto no bairro Carlos Vásquez.
Transporte Coletivo
Para curto prazo, criamos apenas uma linha que possui um trajeto mais longo, porém percorre toda cidade de forma funcional e rápida, além disso, se mostra capaz de atender as necessidades atuais dos cidadãos arroio grandenses. Para longo prazo, dividimos essa linha em duas visando o aumento do uso deste meio transporte. As linhas irão atender diferentes regiões da cidade, mas se cruzam em um trecho na Avenida Mauá com o intuito da criação da criação de um terminal, onde será implantado o “passe livre”. O trajeto das linhas de transporte coletivo se desenvolve, principalmente, pelas vias artérias e coletoras, usando as locais somente quando necessário.
Ciclofaixa
O projeto da ciclofaixa procurou atender todas as regiões da cidade, ligando pontos de maior centralidade, e também pontos de convivência como praças, campos de futebol e etc, visando estimular cada vez mais seu uso, mesmo este já sendo um meio de transporte muito utilizado na cidade. Tivemos um cuidado especial em desviar o caminho da ciclofaixa das vias principais e da rota do ônibus como medida de segurança.
Em curto prazo, sugerimos a implantação de ciclofaixas nas vias coletoras, para que não haja conflitos futuros, e a criação de eixos capazes de conectar os bairros da periferia aos equipamentos mais centrais. Em longo prazo, recomendamos a conexão destes eixos por completo.
Pavimentação
A pavimentação encontrada na cidade varia entre saibro, asfalto e pedra irregular. Para melhoria do sistema viário como um todo, recomendamos o uso de asfalto nas vias principais e coletoras e nas locais que fazem parte do trajeto percorrido pelo ônibus. Quando houver ciclo faixa nestas vias, é necessário que se delimite seu espaço pintando o piso de vermelho.
Fotomontagens
Algumas montagens com fotos do local exemplificam as propostas descritas acima.
Via Principal
Via Coletora
Via Local